top of page

Aplicação de Húmus

O húmus é um dos condicionantes de solo mais utilizado nas hortas e jardins domésticos.

A quantidade da aplicação de húmus, pode variar de acordo com o tipo de planta que está sendo cultivada, como também em qual substrato e ambiente a planta está se desenvolvendo.


A quantidade de matéria orgânica do solo é um indicador da qualidade do solo, a análise dos tipos de húmus e das relações entre as frações das substâncias húmicas, denota a qualidade ambiental da qual esse húmus foi gerado.


Para termos uma ideia sobre o potencial condicionante do húmus, em solos que possuem alto teor de alumínio trocável e baixa CTC, a aplicação de 1% de húmus (1 litro de húmus para cada 100 litros de solo), consegue praticamente neutralizar todo o alumínio e ainda elevar a CTC para 2 vezes o valor.


Então, a depender do cultivar, a aplicação de húmus poderia trazer problemas para o seu desenvolvimento, como é o caso do Abacaxi, que não é aconselhável aplicar húmus no plantio, pela capacidade que as substâncias húmicas têm de condicionar o solo, neutralizando a acidez e aumentando a disponibilidade de nutrientes, algumas plantas não gostam de alta disponibilidade de nutrientes.



Algumas espécies de plantas toleram altas aplicações de húmus, ou até mesmo, cultivos em substratos praticamente com 100% húmus. Mas, a qualidade do húmus deverá ser testada para verificar a tolerância da planta/genética, principalmente no que diz respeito a estabilidade dos compostos e equilíbrio da biodisponibilidade dos nutrientes.


A valorização do "húmus envelhecido”, é justamente porque os compostos estão estabilizados, os nutrientes estão complexados e equilibrados para uma rápida absorção pela raiz da planta, estimulando também o crescimento das radicelas e a simbiose com microrganismos.


A quantidade dos nutrientes que estão presentes no húmus está intrinsecamente ligada ao material que gerou o húmus. Um exemplo, o húmus derivado de esterco bovino, contém os nutrientes bem equilibrados, N, P, K, Ca, Mg . Enquanto que o húmus proveniente de restos de folhas secas, contém muito pouco N, P, K e Mg, sendo extremamente enriquecido em Cálcio. O excesso de húmus de folhas secas, pode provocar deficiências em algumas plantas, devido ao excesso de "Ca" travar a absorção de outros nutrientes.









Comments


AnandaVida Produtos e Serviços Ambientais e Agropecuários LTDA
atendimento@anandavida.com.br | CNPJ: 40.779.974/0001-30

  • Instagram
bottom of page